A importância do conhecimento Tático Declarativo

O Futebol e o Futsal são esportes coletivos que se caracterizam por mudanças frequentes nas ações de jogo (alta imprevisibilidade), as quais solicitam que seus praticantes tomem várias decisões táticas para solucionar os problemas surgidos durante o jogo (GALATTI et al., 2017; GARGANTA, 2001). Isso faz com que os jogadores realizem ações técnico-táticas, com extrema velocidade em suas decisões, tornando os processos cognitivos fundamentais para o desempenho esportivo. O comportamento do atleta para a realização da ação é considerado um comportamento tático, dirigido e regulado psiquicamente. Com a evolução da dinâmica do jogo, o jogador tem cada vez menos tempo para tomar a decisão, a qual é influenciada por diversos fatores como a interação do jogador com os companheiros de equipe, com os adversários, as características individuais de cada  atleta, os diferentes momentos do jogo, a pressão da torcida e toda especificidade e imprevisibilidade do ambiente em que está inserido naquele instante (PRAÇA et al., 2017). Dessa forma, encontrar a melhor solução em uma situação de jogo está relacionado ao processo de tomada de decisão (tática), bem como a execução motora (técnica), tornando esses fatores relevantes no desenvolvimento integral e especifico para aquela modalidade (VILA-MALDONADO et. al., 2014).

Com isso, cada vez mais se faz necessário o jogador conhecer melhor o jogo para que ele possa melhorar sua leitura e tomar boas decisões no menor tempo possível. O conhecimento tático declarativo (CTD) é entendido como a capacidade do atleta de “conhecer o que”, ou seja, saber “o que fazer” em uma determinada situação de jogo (GARGANTA, 2001). Assim, o conhecimento tático declarativo pode ser definido como o nível de compreensão da lógica do jogo verbalmente declarado pelo jogador (GRECO et al., 2013). Portanto, melhorar o conhecimento declarativo do jogador pode fazer com que ele melhore sua qualidade de decisão em situações reais de uma partida de futebol ou futsal.

Norteada por esses princípios, a Outlier FC acredita que, ao desenvolver os aspectos táticos declarativos dos nossos atletas, eles terão um desempenho melhor durante os jogos e treinos. Para isso, são apresentados e discutidos os comportamentos táticos do próprio jogador na partida, sejam eles com ou sem bola, interpretando e declarando as suas ações. Ao compreender o “que fazer” nas diversas situações que o jogo apresenta, o atleta de rendimento poderá tomar melhores decisões (aprimoramento tático), desenvolvendo seus aspectos cognitivos relevantes a sua atuação como esportista profissional.

Desenvolva ainda mais seu conhecimento tático com a Outlier FC e se torne um atleta fora da curva.

Henrique Barcellos

Compartilhe